notícias

Escola Livre apresenta Danças Circulares

Escola Livre do Grupontapé de Teatro apresenta a última edição do ano das Danças Circulares Sagradas 

Evento é gratuito e será realizado, nesta quinta-feira (13/12), às 19 horas, no palco da Escola Livre, em Uberlândia-MG.

O projeto Danças Circulares Sagradas do Grupontapé de Teatro, que teve início em fevereiro deste ano apresentará, nesta quinta-feira (13/12), a última edição do ano, às 19 horas, na Escola Livre do Grupontapé de Teatro, localizada na Rua Tupaciguara, 471, no bairro Aparecida, em Uberlândia-MG. O evento é gratuito e está aberto para o público a partir de 12 anos de idade. O projeto retornará no final de janeiro de 2019. 

A atriz co-fundadora do Grupontapé, professora de teatro, Katia Lou, é também focalizadora de Danças Circulares Sagradas, formada pelo Instituto Dança Viva Holambra/SP. Ela é quem vai compartilhar danças de vários povos de diversas partes do mundo.  'A dança é uma das mais importantes atividades simbólicas humanas e pode ser considerada uma das primeiras manifestações artísticas da humanidade. Em todos os tempos e para todos os povos, a dança sempre foi expressão de experiências que transcendem o poder das palavras. Na dança, através dos gestos e movimentos, o homem busca dizer o indizível, conhecer o desconhecido, estar em relação com os outros e com o profundo mistério da existência, comenta a artista. 

Segundo Katia Lou, a formação nas danças possibilitou ao Grupontapé uma pesquisa para a criação do mais recente espetáculo da Cia., 'Tempo de Águas, no qual a atriz contracena com Katia Bizinotto. 'A diretora Inês Peixoto nos pediu que fizéssemos a preparação para o espetáculo com as danças circulares e eu tendo a formação facilitou para a nossa pesquisa e criação, conta Katia Lou 

A vivência em Danças Circulares Sagradas é para todas as pessoas interessadas em experimentar o sagrado encontro consigo mesmo e com o outro, liberando o corpo e a mente por meio dos movimentos da dança.  Katia Lou explica que, a Dança Circular se chama e se torna sagrada pelo fato de permitir que os participantes entrem em contado com sua essência, com seu eu superior, com a centelha divina que existe dentro de cada ser humano. 

Foi Bernhard Wosien (1908-1986), bailarino clássico, coreógrafo, pedagogo e pintor que, nas décadas de 50/60, percorreu o mundo recolhendo e resgatando as danças de diferentes povos. Em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e, ensinou pela primeira vez uma coletânea de danças folclóricas para os residentes. 

'As Danças Circulares Sagradas não são, portanto, uma invenção dos tempos modernos. Pelo contrário, é apenas o resgate de uma prática ancestral muito antiga e profunda, vestida para os tempos atuais, conclui Katia Lou.

Serviço
O quê: Danças Circulares Sagradas
Quando: 13 de dezembro de 2018
Onde: Escola Livre do Grupontapé de Teatro (R. Tupaciguara, 471. Aparecida. Uberlândia)
Horário: 19 horas
Entrada: gratuita

agenda de eventos

02.11.18 Vozes Cantam a Paz em Uberlândia

O evento vai reunir mais de 2 mil vozes em um grande coral que entoará três canções que falam da paz... LEIA +


09.11.18 Final do Campeonato de Arrancada Arena Race

O evento será realizado nos dias 09, 10 e 11 de novembro, no Arena Race Multieventos, em Uberlândia.... LEIA +


twitter

Newsletter

Receba nosso informativo em seu e-mail.

clientes

Se soubéssemos que o serviço da MF Comunicação era tão perfeito, teríamos fechado essa parceria há mais tempo. Parabéns pelos serviços prestados a nossa empresa.

Charles Drake Guimarães Gonçalve

A i9 Uberlândia passou a ter muito mais visibilidade como uma entidade, após os trabalhos realizados pela MF Comunicação. Sempre prestativa e muito integrada com toda a diretoria da entidade, a MF tem cumprido com muita seriedade o trabalho de assessoria da i9 reforçando nosso nome e posicionamento como representantes das ações de inovação e tecnologia da nossa cidade e região.

Robson Xavier