notícias

Galpão Cine Horto traz oficina para Uberlândia

Galpão Cine Horto realizará oficina gratuita formativa para educadores em Uberlândia-MG

Programa de Ações Formativas em Teatro (PAFT) será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, na Escola Livre do Grupontapé de Teatro, para duas turmas.


O Galpão Cine Horto do Grupo Galpão de Belo Horizonte-MG trará para Uberlândia, nos dias 10 e 11 de dezembro, o Programa de Ações Formativas em Teatro (PAFT). A coordenação do curso abrirá duas turmas para as oficinas, que serão realizadas na Escola Livre do Grupontapé de Teatro (Rua Tupaciguara, 471. Bairro Aparecida), sempre das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. As aulas estão voltadas para educadores em geral. Os interessados podem se inscrever por meio do link: https://goo.gl/forms/z3ja9zilCXbtjDos2.

O Programa será conduzido pelo professor Reginaldo Santos, que é doutorando em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG; mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e graduado em Licenciatura em Teatro pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2008).

Em Uberlândia, serão abertas 25 vagas por turma e os participantes receberão um certificado com carga horária de oito horas.

 

O Programa


O PAFT propõe vivências em teatro com professores de qualquer área de conhecimento, tornando-os multiplicadores dessa linguagem. Tem como objetivo estimular um melhor aproveitamento da experiência teatral na sala de aula, provocando novos caminhos e possibilidades para que o educador possa mediar uma proposta em que o acesso simbólico à arte teatral seja instigado no aluno. Seu conteúdo utiliza jogos lúdicos e teatrais, músicas, rodas de conversa, introdução a pedagogia teatral e a experiência estética na arte e pode ser trabalhado desde a educação infantil ao ensino médio.

Esse trabalho é realizado, desde 2010, pelo Centro Cultural Galpão Cine Horto e já contribuiu na formação de mais de 1.600 professores em todo estado de Minas Gerais. Ele faz parte do projeto sociocultural Conexão Galpão, criado em 2002, que tem como objetivo proporcionar a crianças e jovens um contato direto com a arte no ambiente escolar.  

O projeto também busca potencializar o processo de construção do conhecimento em teatro, abrindo possibilidades de diálogos entre artistas, professores e instituições de ensino, viabilizando maior apropriação da experiência teatral dentro das salas de aula.

 

Sobre o Cine Horto e o Grupo Galpão

O Grupo Galpão nasceu em 1982, com a filosofia de levar seu trabalho para os mais diversos espaços, produzindo um teatro popular de forte comunicação com o público.

Movido por sua inquietação natural e valendo-se de suas propostas inovadoras, o Grupo Galpão inaugurou, em 1998, o Galpão Cine Horto, um Centro Cultural aberto à comunidade, comprometido com a pesquisa, a difusão cultural e voltado para a formação e o aperfeiçoamento de atores, técnicos e do público em geral.

Em seus 17 anos de atividades, o Galpão Cine Horto firmou-se como um dos principais centros de efervescência cultural de Minas Gerais e do país, garantindo um espaço definitivo junto ao público.        

 

Serviço

O quê: Programa de Ações Formativas em Teatro (PAFT)
Quando: 10 e 11/12 
Turma 1: 10 e 11/12 08h às 12h
Turma 2: 10 e 11/12 14h às 18h
Onde: Escola Livre do Grupontapé Rua Tupaciguara, 471 B. Aparecida
Inscrições: https://goo.gl/forms/z3ja9zilCXbtjDos2

agenda de eventos

02.11.18 Vozes Cantam a Paz em Uberlândia

O evento vai reunir mais de 2 mil vozes em um grande coral que entoará três canções que falam da paz... LEIA +


09.11.18 Final do Campeonato de Arrancada Arena Race

O evento será realizado nos dias 09, 10 e 11 de novembro, no Arena Race Multieventos, em Uberlândia.... LEIA +


twitter

Newsletter

Receba nosso informativo em seu e-mail.

clientes

Se soubéssemos que o serviço da MF Comunicação era tão perfeito, teríamos fechado essa parceria há mais tempo. Parabéns pelos serviços prestados a nossa empresa.

Charles Drake Guimarães Gonçalve

A i9 Uberlândia passou a ter muito mais visibilidade como uma entidade, após os trabalhos realizados pela MF Comunicação. Sempre prestativa e muito integrada com toda a diretoria da entidade, a MF tem cumprido com muita seriedade o trabalho de assessoria da i9 reforçando nosso nome e posicionamento como representantes das ações de inovação e tecnologia da nossa cidade e região.

Robson Xavier